Incio das atividades do ano letivo em Vidal Ramos

Neste último dia 06 de fevereiro, ministrei palestra para a equipe e professores da educação municipal e estadual em Vidal Ramos. Através de exemplos, estudos de caso e trocas de experiências, pude evidenciar práticas inclusivas a partir do ambiente escolar. Tendo em mente o desenvolvimento do individuo autista, para além do Espectro!

Por entender que tal estratégia encontra efeito no lar, e através dele, minha mãe abriu os trabalhos proferindo uma fala aos pais e evocando nos professores o papel de mediar o conhecimento! Pude entender as energias envolvidas e pô-las á serviço do ambiente do ensino. Neste ponto, foi muito intenso ter debatido com meus professores e partindo das aulas que tive, para apontar um melhor ambiente de saber.

 

Várias especialidades se reuniram para entender o autismo em sua melhor possibilidade e fazer dos problemas de aprendizagem, vias de análise para evidenciar o que se pode fazer para dar mais autonomia ao aluno autista. E por entender isto,  houve um debate muito útil e que pode ser útil ao longo de toda a vida do aluno, seja ele autista ou não, pois o ambiente inclusivo serve de base edificante para todos os alunos.